Tipo de cliente: Grande Empresa do Setor de Lubrificantes Rerrefinados no Brasil.
Serviço prestado: Estudo de Planejamento Estratégico.
Necessidade do cliente:Definição de Plano Estratégico – gerando diretrizes; projetos e ações estratégicas passando por todos os processos críticos da empresa – desde a gestão de regulamentação; coleta de óleo usado; desenvolvimento de mercado; inovação; e gestão de custos – para enfrentar um contexto de mudanças na indústria de óleo e gás e redução de volumes e faturamento.
Solução do Grupo Kline: A equipe de consultoria de gestão de negócios do Grupo Kline assessorou o cliente com uma abordagem completa e altamente participativa desenvolvendo em conjunto com a equipe do cliente, cenários alternativos - scenario planning - da indústria baseados em amplos estudos do mercado internacional e local de lubrificantes, óleos básicos e re-rrefino; mapeamento internacional de casos e tendências de regulamentação para coleta e destinação de óleo usado; mapeamento da concorrência local e para gerar os impactos previstos destes cenários no setor de lubrificantes re-rrefinados no Brasil. A estruturação de alternativas estratégicas se apoiou em estudo detalhado da empresa através de análises de dados, entrevistas com toda a equipe de diretores e gerentes e o desenvolvimento conjunto da metodologia Canvas para explicitação do entendimento das capacitações e desafios da organização pelos próprios gestores para a partir deste processo, extrair os projetos estratégicos efetivamente relevantes para todas as áreas. Projetos estratégicos foram desdobrados em ações com prazos, responsáveis e recursos definidos para todos as áreas críticas da empresa – coleta de óleo usado; gestão da regulamentação; desenvolvimento de novos produtos/ negócios; desenvolvimento de mercado/clientes; gestão de custos / produtividade e competitividade. Os cenários e projetos foram traduzidos em modelo de projeções de resultados que permite o cliente não somente entender os direcionadores de criação de valor mas também simular alternativas e impactos na gestão da implementação da estratégia.
Tipo de cliente: Empresa líder no setor de lubrificante acabado no Brasil.
Serviço prestado: Desenvolvimento de planejamento estratégico.
Necessidade do cliente: : Identificação de riscos e oportunidades para a empresa em fase de estruturação de unidade de negócios focada na produção e distribuição de lubrificante acabado enfrentando mudanças no mercado e no ambiente competitivo.
Solução do Grupo Kline: A equipe de consultoria de gestão de negócios implementou um projeto através de amplo mapeamento do mercado internacional e local de óleo básico e lubrificantes incluindo histórico / tendências recentes situação atual e projeções de médio e longo prazo, além de mapear benchmarks de organização dos concorrentes especialmente no que se refere a estrutura comercial. Sob o ponto de vista interno, a empresa foi analisada a partir de sua base de dados; dissecando a performance recente e seus impactos, além de entrevistas com todos os executivos, gestores do negócio. Com base no ambiente e tendências externas e nas capacitações e performance da empresa, forma identificadas oportunidades em todas as áreas relevantes como por exemplo: comercial: organização da estrutura comercial e gestão de canais; estratégia de precificação; desenvolvimento de canal digital de comercialização e estabelecimento de parcerias com O&Ms; produção: implementação de ferramentas de gestão como S&OP; suprimentos: desenvolvimento de mecanismos para diversificação de alternativas de óleos básicos. As oportunidades foram estruturadas em projetos com prazos, recursos e responsáveis pelo detalhamento dos planos de ações. A equipe desenvolveu um modelo de projeções de fluxos de caixa visando dimensionar o impacto econômico esperado pela implementação dos projetos e captura do valor das oportunidades, habilitando os gestores dos projetos com ferramenta para analisar impactos de ajustes eventualmente necessários nos projetos definidos.
Tipo de cliente: Uma grande petrolífera nacional.
Serviço prestado: Desenvolvimento e implementação de uma estratégia de crescimento orientada a fusões e aquisições.
Necessidade do cliente: Apesar de possuir uma posição dominante no mercado doméstico, tinha presença limitada nos mercados externos, onde acreditava precisar crescer para prosperar. O cliente abordou o Grupo Kline procurando nosso suporte para estabelecer uma direção e um foco no crescimento, assim como recomendações específicas.
Solução do Grupo Kline: A equipe de consultoria de gestão do Grupo Kline trabalhou com a equipe sênior de gestão para garantir uma compreensão clara e consistente das expectativas do Conselho de Administração do cliente e usou isso para estruturar o foco e os serviços principais a serem prestados. Analisamos o desempenho financeiro do cliente e o confrontamos com concorrentes. Avaliamos os diversos modelos de negócio praticados em todo o mundo, identificamos matizes regionais importantes e definimos o modelo para o cliente em termos de ajuste e posicionamento para crescimento. As recomendações específicas desenvolvidas em conjunto pelo cliente e pela equipe do Grupo Kline com relação às regiões específicas em foco e às metas de aquisição foram aceitas pelo cliente. O cliente está no caminho de suas metas de crescimento.
Tipo de cliente: Um grande player regional de combustíveis e lubrificantes.
Serviço prestado: Planejamento de investimento.
Necessidade do cliente: Com uma posição de segundo nível em um dos mercados de matéria-prima mais importantes do mundo, nosso cliente acreditava necessitar de mais capacidade para ser um playerviável. O cliente solicitou nossa avaliaçãoe orientação para conduzir sua análise financeira antes de se comprometerem a construir uma refinaria de petróleo.
Solução do Grupo Kline: Nossa equipe realizou uma análise global do mercado de refino de óleo, incluindo uma avaliação econômica de comércio e de manufatura. Além disso, projetamos cenários futuros de mercado e de competição, detalhamos previsões de demanda e de fornecimento e conduzimos uma detalhada avaliação tecnológica. Nossa análise afirmou a validade e a solidez do investimento proposto e mostrou que o cliente teria importante vantagem de custos naquela região.
Tipo de cliente: Uma megaempresa de comercialização e refino de lubrificantes e combustíveis.
Serviço prestado: Gestão de tecnologia, inteligência competitiva.
Necessidade do cliente: Atingir o equilíbrio ideal entre os recursos da empresa e aqueles terceirizados de pesquisa e desenvolvimento a fim de, com êxito e eficiência, impulsionar uma estratégia baseada em inovação no setor de lubrificantes e combustíveis.
Solução do Grupo Kline: A equipe de consultoria de gestão do Grupo Kline criou um programa comparativo centrado em pesquisa e desenvolvimento. Com isto em mãos, identificou e analisou os programas de pesquisa e desenvolvimento das empresas fornecedoras de combustíveis, lubrificantes e aditivos. Esta análise forneceu as referências externas essenciais para uma comparação objetiva e precisa com a produtividade do setor de pesquisa e desenvolvimento e organização de nosso cliente. Examinamos o foco de seu consumo e os processos sustentados por tal consumo. Essas análises e resultados foram combinados para definir as melhores práticas para o negócio. Como resultado de nossos esforços, nosso cliente combinou atividades para uma melhor eficácia e comunicação, o que lhe permitiu encerrar as atividades de uma instalação de pesquisa e desenvolvimento.
Tipo de cliente: A divisão de licenciamento de tecnologia de uma grande empresa.
Serviço prestado: Gestão de tecnologia, gestão de clientes.
Necessidade do cliente: O cliente tem um cliente que buscava uma justificativa para a expansão da refinaria de lubrificantes.
Solução do Grupo Kline: Nossa equipe de consultoria de gestão avaliou os produtos de matéria-prima de então do cliente de nosso cliente e os requisitos de lubrificantes finalizados em um dos maiores mercados de lubrificantes da Europa Central. Também analisamos a demanda de API Group I, III e requisitos futuros para API Group II. O Grupo Kline auxiliou na instrução do cliente de tecnologia da megaempresa sobre as necessidades de maiores volumes de estoque de alto desempenho. O Grupo Kline também examinou outros locais geográficos que poderiam ser escoadouros para os novos volumes de matéria-prima que nosso cliente está adquirindo no momento.
Tipo de cliente: Divisão de lubrificantes de uma grande multinacional do petróleo.
Serviço prestado: Desenvolvimento de estratégia e sua implementação.
Necessidade do cliente: Responder à pergunta: “O negócio de lubrificantes pode crescer, e como isso pode ser feito, dentro da visão e da estratégia do negócio principal da corporação?”.
Solução do Grupo Kline: A equipe de consultoria do Grupo Kline analisou o negócio do cliente e o portfólio de tecnologia de dentro para fora. A equipe de consultoria mapeou o o mercado e os canais servidos atualmente e então analisou e construiu adjacências de mercado potenciais. Em seguida, delineou as opções estratégicas disponíveis, incluindo aquisição de marcas, novas estratégias de canal e alterações significativas no posicionamento da marca. O Grupo Kline conseguiu que importantes acionistas apoiassem o plano que estava muito bem alinhado com a estratégia e visão. Uma vez aprovado, trabalhamos em colaboração com o patrocinador do cliente para apresentação do plano.